terça-feira, 20 de dezembro de 2011

APONTAMENTOS ASTROLÓGICOS PARA 2012

Vem chegando o tão falado ano de 2012. Esse ano é realmente um marco no calendário Maia. O fim de uma contagem e o começo de outra. Só que as opiniões são as mais controversas: tem gente que acha que em 2012, como num passe mágica, passaremos pra quinta dimensão. Outros acreditam em catástrofes gigantes, que o mundo vai acabar. Outros ainda acham que seremos resgatados por discos voadores.

Eu sou da turma dos que acham que temos um grande trabalho pela frente de mudança, conscientização e mesmo de revolução. Só que uma revolução diferente, mais eficaz: ela acontece no coração de cada um de nós. De dentro pra fora.

Sensacionalismos, lendas, especulações, crenças e exageros à parte, vamos ver o que a astrologia pode nos dizer a respeito desse ano. Alguns colegas já fizeram belos trabalhos, que indicarei ao longo do texto. Pretendo complementar com alguns apontamentos e me ater aos principais temas de forma sucinta.

LUA: A REGENTE DO ANO
O ano astrológico começa com a entrada do Sol em Áries em 20 de março de 2012. Passaremos então da regência do inquieto Mercúrio para a sensível Lua, regente de Câncer, da mulher e da maternidade. Na antiguidade, as divindades lunares eram provedoras da vida, ligadas à medição do tempo, à sabedoria, às artes civilizatórias, à agricultura. Não é por coincidência que a Lua, símbolo máximo da força feminina, será a regente do ano, numa época em que a humanidade deve refazer sua conexão com o Divino. 

As mulheres tendem a ter mais projeção sob a regência lunar. Todos estaremos mais emotivos, dispostos a cultivar o aconchego dos amigos ou familiares. Questões relativas à família vêm à tona e ganham mais atenção da sociedade. A Lua também rege o povo, a grande massa crítica, indicando que este também será o foco de nossas atenções em 2012.

O INGRESSO DO SOL EM ÁRIES
O mapa do ingresso do Sol em Áries, no dia 20/03/2012, pode nos trazer muitas pistas sobre o ano. O Sol se une a Mercúrio e Urano. O ascendente do momento é Aquário, indicando realmente um ano fora do comum, cheio de novidades (inclusive tecnológicas), mudanças, revoluções e acontecimento inusitados. Definitivamente, assunto não faltará. A forma como produzimos energia será um dos temas principais, por exemplo. Lua estará conjunta a Netuno, em Peixes. Mais um indicador da sensibilidade, da tônica espiritual e transcendente do ano. Há um belo trígono entre Marte em Virgem, Júpiter em Touro e Plutão em Capricórnio. Um claro recado: são as ações criteriosas em prol da cura, da saúde individual e planetária, em prol das profundas e necessárias transformações de nossas estruturas que trarão abundância. Falarei mais sobre esse mapa na ocasião (indico artigo da colega Titi Vidal aqui).

OS CAMINHOS SE BIFURCAM
Em plena transição da Era de Peixes para a Era de Aquário, percebemos que toda a humanidade se divide em dois grandes grupos. São como duas dimensões que coexistem no planeta.

No primeiro grupo estão os mestres, os espíritos de Luz, os sábios, aqueles que trabalham para promover a consciência e a cura planetária. Colaboram amorosamente para a elevação vibracional de todo o planeta. Junto com eles estão os aprendizes, os que despertam a consciência para as dimensões superiores, que estão abertos e dispostos para aprender, dispostos a confrontar suas próprias sombras para transmutá-las, perdoar, aperfeiçoar-se e equilibrar seu carma pra seguir em frente. Pessoas que se esforçam pra fazer valer a famosa frase de Gandhi: “Sejam a revolução que querem ver no mundo”.

No segundo grupo estão os poderosos manipuladores da inconsciência alheia. Os que estão no poder como vampiros, sugando dinheiro do povo e depredando os recursos naturais do planeta. Os grandes empresários, banqueiros e políticos que não querem abdicar de seus lucros absurdos. Junto com eles está toda a grande massa crítica da população que não quer enxergar a verdade. Os zumbis, presos às ilusões das novelas, do carnaval e do futebol. Os consumistas inveterados que passeiam pelos shoppings, os escravos do medo e também todos os pobres de espírito, vítimas da sua própria ignorância.

A proposta é trabalharmos pra que cada vez mais pessoas passem do segundo grupo para o primeiro e gerar um grande efeito dominó. Vale repetir: este é um tempo de despertar espiritual, quando somos convidados a refazer nossa conexão com o Divino em cada um de nós. A internet é o nosso principal veículo.

A QUADRATURA URANO-PLUTÃO
A meu ver, o aspecto astrológico que mais reflete essa bifurcação de caminhos é a turbulenta quadratura Urano-Plutão, que se prolongará até 2016 e estará bastante ativa em meados do ano, mais precisamente entre maio e outubro. É o embate de duas forças radicais: Urano em Áries representa o impulso renovador e revolucionário, a aceleração, os saltos tecnológicos, o grito de liberdade, as mudanças bruscas. Plutão em Capricórnio representa o poder estruturado, as instituições, o conservadorismo e as posturas rígidas que tem suas bases ameaçadas.

O que podemos esperar? Rupturas e agravamento de conflitos políticos, religiosos e sociais. Mais fenômenos naturais que desestabilizam a vida em algumas regiões, como os que já vem acontecendo (por favor, não me venham com os exageros promovidos pela indústria do medo!). Enfrentamentos, queda de ditaduras, os oprimidos ganham voz. Grandes oscilações na economia mundial. O sistema financeiro capitalista e fraudulento perde sua força, já que cada vez mais pessoas levantam sua voz contra este poder corrupto.

Atenção especial para o mês de julho, quando Marte em Libra (um de seus piores posicionamentos) fechará uma quadratura T com este dois planetas. Os dias entre 10 e 20 de julho prometem ser mais tensos. Marte é indicador de violência, em Libra se torna uma força incerta e desgovernada. O que estava pra acontecer, acontece. Há possibilidade de graves conflitos e até mesmo guerra (no mundo árabe, por exemplo). Será melhor nos pouparmos, nos preservarmos nesses dias. Mas também não vamos ter medo, devemos lembrar sempre que tudo faz parte de um plano maior. Na verdade, é bom que Marte chegue para ativar muitas situações que continuamos a empurrar com a barriga. Também falarei mais sobre esses aspectos na ocasião.

Mais detalhes sobre a quadratura Urano e Plutão, aqui.
Sobre Marte em Libra, indico o artigo do colega Elias Mendes aqui.

NETUNO EM PEIXES
Outro destaque astrológico do ano: em fevereiro de 2012 Netuno ingressa finalmente em Peixes, seu domicílio, e ficará ali até 2026. A última vez que esse planeta entrou em Peixes foi no conturbado século XIX, entre 1847 e 1862. Em plena era romântica, indicando o confronto entre as ciências exatas e a subjetividade do ser humano.

Netuno em Peixes representa a gota que volta ao oceano. É a ilusão da separação do ego que se dissolve. Talvez vejamos nos próximos 12 anos a ciência provar a existência de Deus, comprovar a reencarnação, a comunicação com seres de outras dimensões se tornar mais efetiva. Tudo será remixado, misturado e reagrupado, incluindo elementos que estavam de fora.

Netuno em seu domicílio estimulará nossa flexibilidade, sensibilidade, abertura, fé e compaixão para derrubar as barreiras do preconceito, da intolerância, de tudo o que restringe. Veremos o crescimento das ONGs, as preocupações com as minorias, os animais, os menores sem lar e toda a sorte de injustiçados (como no caso da guerra abolicionista nos EUA no século XIX).

Veremos cada vez mais pessoas perdidas, sem rumo, procurando respostas. Na via positiva, Netuno é a ligação com as dimensões superiores. Na via negativa é a loucura, o escapismo, a fuga da realidade. Será imprescindível, cada vez mais, cultivarmos o contato com a natureza, o encantamento, a arte, a beleza e principalmente a espiritualidade, que sempre dá sentido à existência.

Talvez haja um resgate do romantismo nos relacionamentos de alguma forma. Sem dúvida, crescerá o interesse das pessoas por experiências místicas e terapias envolvendo karma, dimensões paralelas ou estados alterados de consciência. Já se podemos observar a popularidade crescente de algumas terapias da psicologia transpessoal, de feiras esotéricas e eventos místicos.

Tudo tende a se alastrar com mais facilidade, no bom e no mal sentido. Enchentes, alagamentos e epidemias são alguns dos efeitos indesejáveis que também estarão em pauta.

De qualquer forma, estudos interdisciplinares irão crescer, pois todos tendem a perceber que um conhecimento complementa o outro. Será praticamente impossível, cada vez mais nos próximos 14 anos, viver sem a percepção de que tudo está conectado como um grande organismo, que um só gesto gera consequências e afeta a todos. 

Mais sobre Netuno em Peixes no excelente artigo do colega Antônio Rosa, aqui.

JÚPITER EM GÊMEOS
Júpiter seguirá em rota direta pelo signo de Touro até 11 de junho. Até lá a preferência vai para os negócios que já foram iniciados anteriormente, para atividades que já conhecemos bem. Para pessoas, situações e relacionamentos que já provaram ser estáveis, confiáveis e duradouros. Para tudo o que já está trazendo resultados concretos. Atenção especial para o mês de março, quando Júpiter formar trígono com Plutão: bons auspícios para as finanças. Investimentos feitos sob este aspecto costumam trazer excelente retorno. Este aspecto também favorece a percepção do que precisa ser transformado, estimulando mudanças benéficas.

Em 11 de junho, Júpiter ingressa em Gêmeos. Lá também estarão o Sol, Vênus e o Nodo Sul. Será um grande momento para as comunicações! Mas atenção: Júpiter estará em seu detrimento. As qualidades expansivas de Júpiter são difíceis de serem controladas em Gêmeos. Conhecimento demais pode ser acumulado de forma caótica ou superficial.

O que podemos esperar? Um grande boom nos meios de comunicação, mais agitação e frenesi nas mídias sociais, um “diz-que-diz” desgovernado. Vale lembrar o que os mestres sempre nos pedem: paz interior, silêncio mental para encontrar as respostas dentro de nós mesmos. Cuidado com a ansiedade, a vontade de querer aprender tudo depressa, sem respeitar o tempo necessário para um verdadeiro aprendizado. Netuno em Peixes que nos ajude a meditar, vamos precisar!

O lado bom é que veremos a natural curiosidade de Gêmeos ainda mais aguçada. Crescem os cursos, os workshops, os seminários, novas escolas podem surgir. Cresce também o contato social, as viagens. A informação se alastra. É importante lembrar que conhecimento é diferente de sabedoria, que pressupõe compreensão. Este será o nosso desafio: colocar em prática o que aprendemos, sem acumular o conhecimento apenas pelo conhecimento ou pra fazer pose de intelectual.

SATURNO EM ESCORPIÃO
Saturno seguirá com sua lupa pelo signo de Libra, o signo das parcerias. Ficará retrógrado de 7/02 a 25/06 neste signo, pedindo revisão nos relacionamentos e no comportamento social. Nossa capacidade de equilibrar o impulso de liberdade, independência e autonomia com os compromissos assumidos estará em cheque. Somente parcerias, sociedades e relacionamentos e sólidos e verdadeiros devem passar no teste saturnino de durabilidade.

Saturno ingressará em Escorpião no dia 5 de Outubro de 2012. Segundo o colega Antônio Rosa em seu excelente artigo PREVISÕES ASTROLÓGICAS E PSICOLÓGICAS PARA 2012, este é o tema mais escaldante para 2012, pois indica o agravamento da crise econômica mundial. Saturno rege a economia e Escorpião (casa 8) rege o dinheiro (dos outros). Ficará neste signo até 2015, quando ingressará definitivamente em Sagitário.

Saturno em Escorpião pede mais responsabilidade e trabalho redobrado ao lidar com assuntos financeiros, contas conjuntas, impostos, bens compartilhados, seguros heranças e propriedades alheias.

Cuidado com preocupações excessivas, medos, desconfianças e a dificuldade de expressar as emoções, que podem gerar doenças. O aprendizado aqui será de cultivar leveza e calma. Na via negativa, há mais tendência para manipulações, intrigas e conspirações. Na via positiva, podemos investir em determinação, concentração e persistência para garantir melhores resultados no que estivermos dispostos a conquistar. Saturno pede comprometimento, seriedade, competência. Escorpião é o signo da transformação e do renascimento.

CONCLUSÃO
Pronto! Concluo o artigo voltando ao tema principal deste importante período pelo qual passa a humanidade: a revolução interna em nome da cura e do despertar. Numa época em que tudo o que está podre e doente vem à tona pra ser curado, quero lembrar sobre a importância de elevarmos nosso padrão vibratório.

Tudo é energia e vibra numa determinada frequência. Emoções e pensamentos também. Uma das leis universais diz que semelhante atrai semelhante. Portanto, emoções e pensamentos de baixa vibração (medo, raiva, preocupação, inveja) vão se sintonizar com tudo o que estiver na mesma faixa vibratória. O mesmo para as vibrações elevadas da alegria, amor, gratidão... é como sintonizar uma estação de rádio (já disse isso muitas vezes aqui no blog).

Basta observar, o mundo é nosso espelho... veja o que está atraindo pra você e perceba como andam suas crenças, emoções e pensamentos. Perceba onde está o foco de sua atenção, é muito importante vigiar pensamentos e emoções e buscar ajuda quando for preciso. As muitas terapias estão aí pra nos ajudar. No final de tudo, aprendemos que não é preciso lutar contra nada. Ao invés disso, temos que cultivar o AMOR, que tudo cura. Este é o grande aprendizado.

Quem em 2012 possamos aprender cada vez mais a plantar aquilo que realmente desejamos colher. O planeta Terra, Gaia, é um ser inteligente e seguirá em seu processo de ascensão. Para acompanhá-lo, SEJAMOS FELIZES!
por Marcelo Dalla  http://marcelodalla.blogspot.com/

Nenhum comentário: