sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Caibalion e o Princípio de Polaridade


“Tudo é Duplo, tudo tem dois pólos. Tudo tem o seu oposto, e os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados” - O CAIBALION
Como comentando em postagens anteriores, o Universo onde estamos inseridos é norteado pela constante busca por Equilíbrio. Nada pode estar pendendo: se uma situação chega a um extremo, a tendência natural dos acontecimentos é focar e buscar avidamente o outro oposto.
Tomemos por exemplo novamente a situação do nosso planeta: quanto mais destruirmos, mais sofreremos. São furacões, maremotos, efeito estufa, degelo das calotas polares, para ser breve. É uma espécie de toma-lá-dá-cá, pois a Terra é um enorme ser vivo que também anseia por este Equilíbrio.
É dito que “Os opostos são idênticos em natureza”. O frio nada mais é do que a ausência de calor, e caso a temperatura fosse diminuída, aquele frio inicial seria quente em comparação a este último. Assim 30ºC é mais frio do que 40ºC, porém 20ºC é consideravelmente mais frio do que 30ºC.
Devemos ter em mente que, quanto mais extrema for uma situação, mais o oposto irá se destacar. Na escuridão total, a chama de uma vela irá se parecer com um farol, ao passo que à luz do Sol do meio-dia, poderia passar despercebida.
“Todas as verdades são apenas meias-verdades”. A nossa realidade é tão mutável quanto a oscilação entre dois opostos. Vejamos o caso de uma árvore que, no frio outonal, perde suas folhas e torna-se desnuda: esta é a sua realidade para aquele momento, porém isso é tão verdadeiro quanto a mesma árvore que, na primavera, está viçosa e cheia de frutos. Ao término do ciclo, veremos que a árvore se prepara para retornar ao estado letárgico do frio, e assim veremos que os extremos se tocam.
O mesmo fenômeno ocorre em relação a sentimentos como o Amor e o Ódio. Quantas vezes não sentimos repulsa inicial por alguém que, tempos mais tarde, viria a se tornar um grande amigo?
O Buscador que conhece e compreende este Preceito Hermético é capaz de mudar a sua vida e a dos que convivem com ele, transmutando a energia que o permeia. Um dos homens mais sábios que conheço disse: “não importa qual é o tipo de energia que está sendo lançada sobre você, mas sim o que você será capaz de fazer em esta energia”.
Devemos procurar ser senhores de nós mesmos, e não deixar que nossas vidas oscilem entre os opostos como se fossem barcos à deriva.

Nenhum comentário: