Teoria-M é uma teoria que unifica as cinco diferentes Teorias das cordas. Essa teoria diz que tudo, matéria e campo, é formada por membranas, e que o universo flui através de 11 dimensões.
Teriamos então 3 dimensões espaciais (altura, largura, comprimento), 1 temporal (tempo) e 7 dimensões recurvadas, sendo a estas atribuídas outras propriedades, como massa e carga elétrica. Portanto, quando falamos em várias dimensões ou multidimensionalidade, estamos falando do paradigma cartesiano, materialista, ortodoxo.
Se quisermos falar das “dimensões” espirituais ou extrafísicas, devemos então modificar o termo para MULTIDENSIDADE.
O termo Teoria-M foi apresentada ao mundo numa palestra admirada, apresentada por Edward Witten em 1995, na chamada segunda revolução das cordas.
Filho do físico Louis Witten. Doutorou-se na Universidade de Princeton em 1976. Witten dedica-se sobretudo à teoria das supercordas, trabalhando sobre a noção de supersimetria.
Em 1990 recebeu a Medalha Fields, devido ao estudo que fez sobre as relações entre a geometria e a física teórica. Em 1995 desenvolveu a teoria-M uniformizando várias teorias das cordas. Em 15 de maio de 2006 foi indicado para integrar a Pontifícia Academia das Ciências.
Edward Witten é considerado por seus colegas físicos como o sucessor de Albert Einstein.
Aqui tem os links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário