quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Metafisica da Saúde


Sistema Muscular
 
-  Tônus Muscular : Persistência e tenacidade.
A palavra tônus significa tensão.
Portanto, o tônus representa a contração parcial das fibras musculares, em tempos diferentes, num regime de recrutamento, quando se permanece por longos períodos numa mesma posição, sem fazer força, somente, mantendo a postura corporal.
Quando os músculos da nuca estão em contração tônica, por exemplo; isso impede que a cabeça caia para a frente, mas não oferece força suficiente para puxá-la para trás.
 
No âmbito metafísico, corresponde ao empenho e dedicação às atividades sem esmorecer nem ficar tenso ou ansioso, permanecendo na ativa e preservando a harmonia interior.
Sentir-se bem consigo mesmo gera disposição para relacionar-se com o ambiente e executar com boa vontade as tarefas cotidianas.
O bem-estar é decorrente da crença em si mesmo e da confiança em obter resultados promissores naquilo que se realiza.
Crer é fundamental para manter a paciência e a persistência.
Saber esperar o momento propício para executar as atividades é uma sábia escolha, mas só consegue fazer isso quem mantém uma fé inabalável. Este não tem pressa e é coerente, não se agita em vão.
Aqueles que se auto-estimulam a realizar aquilo que cabe exclusivamente a eles não dependem do constante incentivo dos outros.
Fazem o que é preciso, sem ficar se exibindo para ser aplaudidos e obter a aprovação. Dedicam- se a aprender o que não sabem, para não depender tanto dos outros.
São eficientes e bons realizadores.
Enquanto outros ficam ensaiando as ações, aqueles as executam sem fazer alarde.
Metafisicamente, ter bom tônus muscular é ser disposto, dedicado, eficiente e bem relacionado com aqueles com quem convive. Essas qualidades existenciais são reflexos da saúde física. Estar em boa forma proporciona disposição para envolver-se com as atividades.
Quando o corpo responde bem a nossas vontades, ficamos mais animados para interagir com o meio. Ser sadio é uma questão de manter um estilo de vida agradável, ser animado a envolver-se de maneira amistosa com aquilo' que nos cerca.
Já o prejuízo à saúde, em especial a perda do tônus muscular, reflete as sucessivas decepções que abalaram a firmeza em si mesmo e na vida.
 
- Dores Musculares: Ferir-se por aquilo que fez ou deixou de realizar.
Inúmeros eventos podem ocasionar dores na musculatura, desde atividade física excessiva até ocorrências mais graves, como lesões, infecções, etc.
 
O âmbito metafísico desse sintoma refere-se a um processo de auto-agressão provocado pelo arrependimento daquilo que a pessoa fez sem ter obtido bons resultados ou, ainda, daquilo que não pôde realizar.
Movidos pela empolgação, somos levados a praticar certas ações que não revertem em benefícios, tornando gestos em vão.
Para que algo seja bem aproveitado, deve ser realizado em comunhão com nossos sentimentos.
Passamos a agir por impulsos, e isso compromete a qualidade de nossas ações, evitando a implantação de resultados promissores.
Apesar de ficarmos chateados pelo fracasso, o fato é que conspiramos para esses insucessos. Talvez seja por isso que eles nos frustram tanto.
É que no fundo sabemos que poderíamos ter feito melhor, mas não fizemos o suficiente para sermos bem-sucedidos.
Aqueles que se tolheram e não fizeram o que podiam ficam amargurados por terem perdido a chance. Eles experimentam o pior dos fracassos, que é o arrependimento por não terem feito algo quando houve oportunidade. Passam a remoer essa frustração e não se perdoam por terem reprimido as vontades e perdido a oportunidade de serem felizes quando tinham chance.
O que essas pessoas não compreendem é que elas avaliam o ocorrido sob uma óptica atual. Na ocasião, não tinham essa visão.
Obviamente, se tivessem, não agiriam daquela maneira.
O que elas precisam compreender é que, na ocasião, fizeram aquilo que tinham de melhor, e as decisões tomadas foram de acordo com o que sabiam.
Portanto, não podemos julgar nossas atitudes passadas com base nas condições presentes, pois hoje temos um entendimento maior e uma visão global dos processos.
Isso nos faculta maior chance para o sucesso nas próximas ações.
Não devemos nos deixar ser consumidos pelo arrependimento, pois ele mina o vigor necessário para conquistar aquilo que almejamos na vida.
 
- Fibromialgia: Arrependimento pela omissão ou pela dedicação excessiva aos outros.
O termo fibromialgia significa dores nos músculos, afetando também os ligamentos e tendões. Outra definição é síndrome dolorosa crônica.
Essa doença acomete principalmente as mulheres entre 30 e 50 anos.
O diagnóstico é, difícil em razão de suas características específicas.
Até o momento, a síndrome de fibromialgia não aparece nos exames laboratoriais, por isso o diagnóstico depende principalmente das queixas ou das sensações corporais que a pessoa relata ao médico.
Os principais sintomas associados à fibromialgia são dor difusa e generalizada pelo corpo, presença de onze a dezoito pontos dolorosos, fadiga, rigidez matutina, alterações do sono. Para ser caracterizados como fibromialgia, esses sintomas devem estar ocorrendo nos últimos três meses.
Por se tratar de um processo de dores musculares, o padrão metafísico equivale ao descrito no item anterior, mas numa intensidade muito maior do que aquela apresentada nas dores musculares.
Na fibromialgia, a pessoa sente-se extremamente arrependida por ter sido omissa nas situações passadas, vítima da falta de apoio e de consideração dos outros.
Foi displicente com as necessidades próprias para atender às solicitações alheias; arrepende-se por ter feito para os outros aquilo que deveria ter feito para si mesma.
Encontra-se angustiada por não ter tomado as medidas cabíveis que mudariam todo o curso de sua vida.
Esses sentimentos corroem a pessoa comprometendo a capacidade de atuar na realidade presente e impedindo-a de alterar os acontecimentos desagradáveis
Ela imagina que, se tivesse agido de outra maneira, as coisas não estariam tão confusas.
No passado houve muitas chances, mas ela não contava com o incentivo daqueles que estavam à sua volta. Por isso não assumiu uma conduta diferente, fazendo o que era necessário naquela época.
Sem apoio, não teve força para agir.
Hoje não se conforma por ter se omitido tanto e ter delegado poder a quem não fez jus à confiança depositada nela.
O que essas pessoas precisam compreender é que não tinham firmeza suficiente para encarar uma situação e atuar nela sozinhas: pois não contavam com a colaboração dos outros. Não eram independentes nem determinadas para ousar proceder de maneira contrária àquilo que era estabelecido no meio em que viviam.
Tinham também as crenças que foram incutidas pela sociedade, dificultando ainda mais suas ações. Por causa deIas, sentiam-se culpadas quando tinham de desagradar alguém ou não podiam atender aos caprichos dos outros.
A atitude de se autocondenar com as cobranças é tomada porque a pessoa não leva em consideração seus próprios limites daquela ocasião, pois ela não era madura o suficiente para um confronto com algo tão radicalizado na realidade ou com alguém de grande expressão no ambiente.
O constrangimento absorve aquele que não se dá força nem cultiva o auto-apoio.
Mas isso é conquistado com o tempo, faz parte do processo de amadurecimento, que soma experiências, elevando a autoestima, despertando o amor; próprio e fortalecendo a segurança, até que finalmente a pessoa está apta a tomar as rédeas da própria vida.
Assim que começa a agir e promover muitas mudanças, experimenta a agradável sensação do poder sobre o próprio destino. Nesse momento começam a surgir alguns pensamentos torturantes, como: "Por que só agora?", "Quanto tempo perdido!", "Como fui ingênua em ter acreditado nos outros a ponto de delegar a eles o poder de me fazer feliz!"
Essas atitudes, em vez de fortalecer a pessoa e beneficiar sua nova condição de vida, ao contrário, enfraquecem-na.
Esses pensamentos vão minando as forças de atuação no presente, dificultando recuperar tudo que foi perdido e impedindo a conquista de resultados promissores na vida profissional ou afetiva.
Esse estado interior se intensifica a ponto de se tornar uma condição dolorosa, desencadeando o processo somático em forma de fibromialgia.
Consciente de sua realidade, é preciso ser madura o suficiente para não se deixar consumir pelos fracassos nem pelos sentimentos de derrota. Também não se deve apoiar na doença para justificar a dificuldade de atuar nas situações ao redor. Mais do que nunca, a pessoa precisa de disposição e muita energia para reverter as coisas ruins da realidade e criar novas oportunidades.
Lembre-se: tudo ocorre no momento oportuno; nunca é tarde para agir e mudar o curso de nossa existência. Para conquistar aquilo que almejamos, precisamos ter disposição para agir, vivacidade para estabelecer vínculos que venham, a se somar aos nossos propósitos e, principalmente, sustentação interior para consolidar nossas conquistas na vida.
Antes éramos entusiasmados com tudo, mas não tínhamos maturidade para agir com coerência nem vivacidade suficiente para nos esquivar de certas coisas que atrapalhavam nosso progresso.
Alcançar prematuramente os objetivos antes de ter um aprimoramento interior, necessário para manter aquilo que foi conquistado, pode ocasionar seguidas perdas.
Mais importante do que conquistar algo na vida é mantê-lo, estendendo aquilo por longos períodos, perpetuando algo de bom, como a felicidade ou até algum bem material.
Acredite: você nunca esteve tão preparado para o sucesso como agora. Inicie uma nova trajetória, manifestando seu potencial. Revele na realidade os potenciais latentes em sua alma. Dessa maneira você não se fere, mas fortalece seu interior, aprimorando a capacidade realizadora: e criando condições para se tornar uma pessoa realizada e feliz.
Há certas atitudes que são extremamente importantes para ser praticadas, como fazer aquilo que gosta e o que realmente dá prazer. Mesmo sendo pequenos gestos, já representam significativos passos para se obter a satisfação pessoal na vida.
 
- Cãibra: Tensão e medo de não dar certo o que está fazendo.
É um espasmo muscular doloroso que na maioria das vezes ocorre nas pernas, mas também pode afetar outras partes do corpo. .
A cãibra ocorre subitamente, às vezes até mesmo durante o sono.
 
No âmbito metafísico, refere-se à maneira agitada e conflituosa de executar as atividades.
Em vez de a pessoa deixar fluir livremente seus potenciais, ela contém sua força de ação. Agindo sob tensão e medo, compromete a eficiência e determinação com que executou as tarefas em outras ocasiões de sua vida.
A tensão para fazer algo surge quando a pessoa não acredita que pode ser bem-sucedida naquilo que faz. Quer atuar com o máximo de eficiência, ficando em constante alerta para evitar qualquer deslize. Nesse estado, surge também o medo, que é uma condição muito presente nos casos de cãibra.
O medo de não fazer as coisas darem certo torna-se uma espécie de fantasma que atemoriza a pessoa durante a execução de suas tarefas.
Ela não está conseguindo desempenhar, harmoniosamente suas funções.
Desgasta-se em excesso pelas expectativas depositadas nos resultados de suas ações.
Ao mesmo tempo em que esta agindo, fica imaginando a conclusão.
A derrota ou os insucessos causariam um impacto negativo em sua imagem; por causa de sua vaidade, teme esse resultados desastrosos na vida pessoal ou na carreira profissional.
Isso dificulta a atuação na realidade e conseqüentemente compromete os resultados, diminuindo as chances de sucesso.
Enquanto as pessoas não recuperarem a confiança em mesmas e se desprenderem das opiniões dos outros, não vão amenizar a tensão nem vencer seus medos.
Para alterar o padrão metafísico da cãibra, reflita: por que você insiste em apega-se às possibilidades negativas, quando pode ficar com as conjecturas favoráveis acerca de uma situação?
Obviamente, nenhuma suposição substitui a necessidade de atuar diretamente nas situações; mas, já normalmente se fazem conjecturas, por que não optar aquelas que são promissoras? Elas, além de servir de estímulo, amenizam as tensões e resgatam a confiança, fortalecendo a segurança.
- Torcicolo : Inflexibilidade para lidar com eventos exteriores.
Contração espasmódica dos músculos do pescoço, provocando nele uma inclinação que faz a cabeça ficar numa posição indevida.
 
No âmbito metafísico, o torcicolo refere-se à dificuldade da pessoa interagir com as situações à sua volta, quer seja no trabalho, quer seja na relação com alguém querido.
A harmonia interior encontra-se comprometida por algum acontecimento ruim ou mesmo pela possibilidade de algo não ser bom.
O medo de que algo interfira no bem-estar gera inquietação e tensão, deixando-a pessoa intrigada com as suposições negativas.
Essas suspeitas de que algo possa interferir em sua vida, causando prejuízos à sua estabilidade, são fruto da crença de que a pessoa não merece ser feliz e plenamente realizada. Ela fica com a impressão de que alguma coisa pode dar errado, desestabilizando a harmonia familiar, profissional ou financeira.
Outra condição que metafisicamente pode desencadear uma crise de torcicolo é o fato de a pessoa assumir responsabilidades excessivas, querer tomar conta de tudo e não saber respeitar seus limites.
Ela não abre mão de incumbências exageradas, que ultrapassam sua capacidade de realização.
Não consegue expor aos outros a medida de quanto está incomodada ou saturada. Sobrecarrega-se de incumbências, porque não sabe dividir tarefas ou expor seus receios com aqueles que vivem ao redor ou trabalham a seu lado.
É importante ser mais flexível com as situações ao redor, não ficar bitolado em algo, nem insistir numa diretriz, conjecturar possibilidades outras além daquelas que já foram definidas para sua vida, buscar alternativas para solucionar as situações inusitadas. Desse modo você não apenas evita, o torcicolo, como também alivia o estresse e consegue melhorar o desempenho no trabalho, bem como desfrutar mais da vida familiar e afetiva, alcançando um dos principais  objetivos de todos nós: ser feliz sem sofrer.
 
- Tendinite:Irritação ou autocobrança na hora de executar as tarefas.
A tendinite é uma inflamação dos tendões, que são cordões formados por tecidos altamente resistentes que fixam um músculo a um osso.
A tendinite ocorre geralmente nos membros superiores.
Até há pouco tempo era conhecida como lesão por esforço repetitivo (LER).
 
Metafisicamente, a tendinite expressa no corpo uma maneira conturbada de executar as atividades.
A pessoa quer ser extremamente rápida para concluir seus afazeres. Com isso atropela uma série de outras atividades de menor importância ou rotineiras, mas que são indispensáveis.
Dar as costas ao que precisa ser feito, mesmo não sendo urgente, é uma atitude displicente. Isso acumula atividades que vão exercer certa pressão durante o tempo que a pessoa estiver se dedicando a seu principal objetivo.
Também o ritmo estabelecido para executar as atividades é praticamente impossível de ser cumprido. Quando faz um planejamento, a pessoa não prevê nenhum inconveniente que possa absorver sua atenção, ocasionando eventuais atrasos.
Muito da sobrecarga é causado por falta de planejamento, inflexibilidade para administrar os imprevistos e também pela resistência em admitir e integrar-se à realidade dos fatos.
A seu tempo, tudo poderá ser realizado sem que a pessoa se estresse demasiadamente.
A pessoa quer ser eficiente para agradar aos outros e provar a eles que é competente, para assim ser valorizada e respeitada.
A tendinite afeta as pessoas que são eficientes e realizam suas tarefas com grande precisão, mas não se valorizam nem reconhecem seu potencial. Por isso, buscam obter o respeito e a consideração dos outros por meio de suas obras. Em virtude da baixa autoestima, dão mais importância aos resultados concretos de suas ações do que à satisfação de estarem realizando aquilo que gostam.
Para algumas pessoas, depender da avaliação dos outros é algo que incentiva o capricho e promove o aprimoramento, pois elas vão procurar fazer o melhor possível.
Com isso, aperfeiçoam-se, desenvolvendo a arte de fazer bem feito.
No entanto, para aqueles que já são eficientes e bons realizadores, isso interfere negativamente na execução das tarefas.
O principal prejuízo, nesse caso, é quanto à própria satisfação na hora de desempenhar as atividades, já que sua obra será sempre boa, como tudo que faz, que costuma ser bem feito.
A pessoa afetada pela tendinite parece esquecer-se momentaneamente de que as atividades que desempenha são aquilo que escolheu fazer na vida, portanto deveriam representar uma das principais fontes de satisfação e realização pessoal na vida.
Deixar de apreciar aquelas tarefas preferidas é um estado decorrente da maneira conturbada com que a pessoa se manifesta na execução de suas funções.
Mesmo fazendo o que ela gosta, perde a qualidade de realizar com prazer suas funções.
Não sabe lidar com prazos para entrega de trabalhos; sente-se pressionada, afetando o desempenho; vive se cobrando e, não raro, pune-se pela ineficiência no trabalho quando não cumpre com o previsto dentro de uma atividade.
Quer fazer mais do que é possível em um determinado espaço de tempo, ocasionando muita tensão e estresse no exercício de suas funções.
A tendinite também poderá ser decorrente da execução de tarefas que a pessoa não suporta, mas precisa realizar.
Nesse caso, suas ações passam a ser automáticas, ficando irritada, o que abala a harmonia interior. Não faz o que gosta ou deixa de gostar daquilo que sempre curtiu fazer, transformando em obrigação o que sempre foi motivo de satisfação.
Aprenda a dar o melhor de si, tanto nas atividades preferidas quanto nas incumbências desagradáveis.
Seja qual for a tarefa que você estiver realizando, tudo é uma oportunidade de contribuir para o meio, bem como aperfeiçoar-se na arte de manifestar-se na vida.
Caso a tensão e o desespero invadam seu "coração" enquanto estiver praticando suas ações, procure não perder confiança na seqüência natural dos fatos.
Acredite: a vida possibilita condições para realizar aquilo a que você se propôs fazer para alcançar seus objetivos.
Busque a cada instante satisfazer-se pelas ações que você estiver praticando, sem precipitar o andamento do processo antecipando os resultados almejados.
Tudo que fizer poderá ser bem apreciado, desde que você encontre uma forma agradável de realizar suas incumbências.
Qualquer ação poderá reverter em benefícios para o meio, se for praticada com dedicação. Tudo aquilo que for realizado por você contribui para seu próprio aprimoramento interior.
Não se recuse a interagir com a realidade, contribuindo de alguma forma para o bem comum.

Nenhum comentário: