quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Metafisica da Saúde

 
Sistema Muscular
 
- Músculos da Face : Como você se sente perante os outros.
Uma simples expressão facial é resultante da atividade de diversos músculos do rosto.
Quando eles se contraem, movem a pele e não uma articulação, como acontece com os músculos esqueléticos.
Segundo recentes estudos de embriologistas franceses, os músculos faciais têm em sua linhagem o mesmo folheto embrionário que dá origem ao tecido nervoso.
É por isso que a fisionomia é tão expressiva no ser humano, estampando no rosto o estado interior.
Os músculos faciais expressam uma ampla variedade de emoções, incluindo demonstrar surpresa, medo, alegria, etc.
Metafisicamente, os músculos da face referem-se à força de expressão e à auto-imagem.
Eles representam uma espécie de "cartão de visitas" ou de "visor" de nosso eu consciente, evidenciando-nos para aqueles que presenciam nossa manifestação no ambiente.
O semblante estampa aquilo que sentimos, transferindo para as pessoas que nos cercam nossos mais íntimos desejos.
É uma linguagem não verbal, que transmite os estados emocionais que cultivamos interiormente.
A auto aceitação e a boa autoestima fazem com que tenhamos bom desembaraço perante os outros.
Quando nos damos o direito de expor-nos, sem medo de revelar as próprias dificuldades, não precisamos mascarar. Conseguimos ser autênticos sem agredir os outros nem reprimir os próprios impulsos. Essa atitude é saudável aos músculos da face, proporcionando, além de semblante agradável, boas condições faciais.
Um aspecto interessante da leitura metafísica dessa região do corpo é o rubor facial.
 
- Rubor Facial: Temer ser reprovado pelos outros.
Quando a pessoa fica vermelha diante de certas situações, principalmente expondo-se em público, no âmbito metafísico demonstra que dá muita importância ao que vão pensar a seu respeito.
Por isso, quando está em evidência, fica transfigurada, pois está sujeita à reprovação dos outros. O destaque representa uma espécie de ameaça à sua integridade pessoal.
É como se estivesse a mercê do julgamento daqueles que está à sua volta.
A opinião que poderão fazer a seu respeito é algo importante na formação da auto imagem. Pode-se dizer que a avaliação dos outros é soberana para a autodefinição.
Isso é comum para a maioria de nós, porém muito mais para aqueles que apresentam rubor facial, porque eles são dependentes da aprovação dos outros.
Todas as vezes que estiverem em evidência, ficarão extremamente tensos, ansiosos e com medo de ser rejeitados.
Essas pessoas não podem esquecer que muitas vezes o que os outros vêem nelas não passa de projeções dos conflitos que eles apresentam na vida.
Portanto, mesmo sendo majestosas naquilo que expõem, isso não será suficiente para agradar a todos. Não há como impedir as críticas, reprovações e o desrespeito dos outros com você. Mas há como evitar que isso interfira em sua avaliação própria e distorça sua imagem.
Em qualquer circunstância, seja o que você é, sem dar tanta importância ao que dizem a seu respeito.
Pode ser que ninguém reconheça seus potenciais; isso não é pior que você próprio negá-los. Visto que cada pessoa vê no outro aquilo que existe nela mesma, aqueles que não estão bem interiormente exaltarão as falhas e criticarão as dificuldades alheias.
Já as pessoas felizes e bem-sucedidas irão enaltecer e valorizar os gestos positivos praticados pelos outros. Raramente você será observado por alguém bem resolvido, que irá valorizá-lo; em geral as pessoas frustradas são as que o vão criticar.
É preciso estar imune a essas colocações, que denigrem sua imagem e não acrescentam positivamente nada de construtivo.
Procure não se basear nas opiniões alheias para considerar o valor daquilo que você manifesta na vida. Seja seu próprio referencial; avalie-se por aquilo que você foi capaz de fazer e não pelo que os outros dizem a seu respeito.
Ninguém consegue agradar a todos.
Atenha-se a fazer aquilo que cabe a você, pois esse é seu compromisso consigo mesmo.
Faça sua parte da melhor maneira possível, que isso será suficiente para sua satisfação pessoal.
 
- Musculatura Lisa: Conduzir os acontecimentos sem esmorecer
O tecido muscular liso não está sujeito ao controle voluntário; seus movimentos independem da vontade consciente.
Ele reveste as paredes das artérias e alguns órgãos internos, principalmente as vísceras ocas, como o estômago, intestinos, etc.
As células contraem-se automaticamente, proporcionando movimentos lentos e ritmados dos órgãos internos.
 
No âmbito metafísico, essa musculatura se refere à força de vontade, que é necessária para manter o ânimo e a disposição - com os quais realizamos aquilo que almejamos -, a firmeza e determinação para nos mantermos em relação aos desafios, bem como, ainda, o não esmorecimento perante os obstáculos da vida.
A vitória é uma conseqüência do processo existencial.
Se não a alcançarmos de início, é preciso permanecer com a mesma determinação, estendendo-a durante todo o desenrolar dos fatos.
Ou seja: a persistência é um importante  ingrediente para o sucesso.
Aqueles que não se deixam abater pelos tropeços e insistem em seu propósito de vida são os que conquistam os melhores resultados.
Na vida existem os desafios e os obstáculos, que exigem empenho para superá-Ios.
Muitas vezes eles são interpretados como problemas.
A maneira conflituosa de encarar os acontecimentos ruins é que os toma ainda mais turbulentos quando na verdade são eventos que provam nossa determinação e exigem que sejamos eficientes e determinados a vencê-los.
Em suma, pode-se dizer que, em meio às situações de crise, não desanimar e manter-se firme no propósito já é uma atitude vitoriosa.
Quem sobrevive nos momentos de crise no setor em que atua, alcançará grande crescimento quando passar a fase ruim dos negócios, porque nesse período fortaleceu suas bases.
 
- Peristaltismo: Acatar os fatos e não se abalar com eles.
Peristaltismo é a realização dos movimentos peristálticos dos tubos digestivos, proporcionando o deslocamento do bolo alimentar pelo interior do trato digestivo, possibilitando a atividade gastrintestinal.
 
Metafisicamente os conteúdos alimentares ingeridos na alimentação relacionam-se aos fatos com que deparamos na vida.‡ A maneira como os encaramos e lidamos com eles interfere diretamente no processo digestivo, em especial nos movimentos peristálticos.
A atitude da pessoa diante das situações à sua volta rege as funções peristálticas.
Aqueles que encaram de frente os acontecimentos, buscando uma maneira de aproveitar a experiência da vida ou resolver as pendências, tornam-se bem-sucedidos no meio em que vivem.
Esses não se contentaram com o pouco que tinham e foram em busca de melhores condições. Desse modo, manter uma atitude firme e ser uma pessoa atuante na realidade é imprescindível para conquistar o bem-estar emocional e a harmonia no ambiente.
Quem se recusa a aceitar sua própria realidade não consegue transformá-la e, ainda, poderá comprometer o funcionamento gastrintestinal.
É importante não se deixar abater pelos imprevistos ou por algumas contrariedades. Precisamos ser maduros o suficiente para encarar os mais diversos desafios e obstáculos.
As soluções estão nessa atitude de enfrentar e não naquela que desvia nosso foco de atenção, fugindo para outras situações e perdendo a chance de diluir a problemática com atuações precisas na realidade em que vivemos.
 
Considerações Finais
O corpo é uma máquina extraordinária, regida pelas sentimentais.
Ele representa uma espécie de veículo da manifestação das qualidades inerentes ao ser. Avaliar suas condições físicas representa uma porta para desvendar a faculdades interiores.
O principal objetivo deste estudo é desvendar os potenciais do ser através do próprio organismo.
Por exemplo, ao longa do capítulo sobre sistema muscular foram consideradas a capacidade realizadora e a condição de atuar na realidade em que vivemos, conquistando aquilo que almejamos e alcançando uma vida melhor.
Nossa força de atuação é manifestada no cotidiano por meio da mobilização dos recursos internos, para executar algo no meio externo.
Às vezes deparamos com algo que nos encanta - um produto de consumo ou um bem que nos fascina - mas não dispomos de condições de adquiri-lo naquele momento.
Para conquistar esse intento é necessário sentir que aquilo é tão nosso, que em seu devido tempo estará em nosso poder.
Antes de conquistar, é precisa acreditar que somos merecedores e suficientemente capazes de alcançar aquilo que objetivamos.
Feito isso, é só atuar na realidade, executando as tarefas, pois é por meio do trabalho que advêm as conquistas materiais.
Encarar os afazeres como possibilidades de melhorar condições de vida e de realização pessoal fará com que sejamos mais criativos. Passamos a ter idéias que proporcionarão mais condições de trabalho, ampliando os horizontes de atuação profissional. Isso possibilitará adquirir aquilo que um dia nos seduziu, vindo a se tornar parte de nossa realidade material.
Com empenho e dedicação, tornamos nossos sonhos uma realidade.
Tudo é possível de ser alcançado por aquele que se dedica, fazendo o melhor que pode.
O progresso material também reflete a grandiosidade da alma, manifestando na sociedade os atributos de um ser espiritual, como a criatividade para inovar, a motivação para executar as tarefas e um sentimento próspero, que gera pensamentos promissores e também atrai oportunidades.
Ao nos empenharmos bem na trabalha que executamos, usufruímos do melhor que a vida tem a nos oferecer.
Por isso, não fique presa aos resultados de sua atuação; permaneça atenta às atividades presentes, que é disso que iremos extrair os resultados promissores.
Para manter uma boa qualidade de vida, não devemos, porém, ser escravos das conquistas, tampouco depender dos bons resultados, pois isso comprometeria a paz interior e quebraria a harmonia com o meio exterior.
Nunca houve tantos recursos tecnológicos que facilitassem a vida do homem, proporcionando conforto e comodidade.
Mesmo assim, a queixa de muitos é que não se cansam, que vivem satisfatoriamente, tendo boa qualidade de vida.
Essa necessidade parece até incoerente em se tratando dos tempos modernas, quando existe uma infinidade de produtos e entretenimentos desenvolvidos especialmente para essa finalidade.
No entanto, eles não proporcionam aquilo que somente nós podemos desenvolver, que é uma boa condição interna.
Nada que venha do meio externo é suficiente para determinar aquilo que sentimos. Um estado interior bom é cultivado por pensamentos agradáveis e crenças favoráveis ao bem viver, jamais crendo que a vida é repleta de sofrimento.
É preciso proceder no meio mantendo o respeito próprio e a harmonia com as pessoas que nas cercam.
Somente quando estivermos bem interiormente iremos apreciar as boas coisas que a vida nos proporciona.
A instabilidade interior reflete negativamente na manifestação dos nossos conteúdos no ambiente. A atuação fica deficitária, comprometendo o desenrolar dos fatos. Isso também nos impede de conquistar as boas condições de vida.

Um comentário:

claudinha:) disse...

lindo texto :0 parabéns :)